
Embaixada da Índia reforça cooperação com UP-Maputo
O Embaixador da Índia em Moçambique, Robert Shetkintong, realizou uma visita à Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), com o objectivo de fortalecer as relações de cooperação interinstitucional entre as duas entidades. A comitiva diplomática indiana, composta pelo Segundo Secretário da Embaixada da Índia, Shiv Kumar, e pelo Primeiro Conselheiro da Defesa, Cornel Punit Atil, foi recebida pelo reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, no seu gabinete de trabalho.
Durante o encontro, as autoridades da universidade manifestaram interesse em direcionar os esforços da cooperação para a requalificação de um edifício fundamental da instituição: a biblioteca. Esta requalificação faz parte de um projecto mais amplo que inclui a construção de um centro de conferências com capacidade para 200 pessoas, uma sala multiuso, além de novos espaços administrativos, como os Gabinetes de Recursos Humanos e de Comunicação e Imagem.

A Índia, conhecida por oferecer janelas de financiamento para infra-estrutura a países parceiros, tem sido um aliado importante de Moçambique nesse sentido. A UP-Maputo já havia feito uma solicitação desses fundos durante a gestão do anterior Embaixador da Índia em Maputo, antes de sua saída.
Ao final da reunião, o Embaixador Robert Shetkintong se mostrou optimista em relação ao projecto, oferecendo recomendações e comprometendo-se a apoiar activamente a materialização deste sonho, visando o crescimento e desenvolvimento contínuos da universidade.

Com essa iniciativa, espera-se que a cooperação entre a Índia e Moçambique avance para novos patamares, beneficiando não apenas a educação, mas também o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.
