China e África cooperam em mídia
Foi realizado nos dias 25 e 26 de Agosto de 2022, na capital chinesa, Pequim, o 5º Fórum de Cooperação de Mídia China-África. O fórum foi co-organizado pela Administração Nacional de Rádio e Televisão da China, Governo Popular do Município de Pequim e a União Africana de Radiodifusão.
Participaram do fórum, mais de 240 delegados dos departamentos governamentais, instituições de mídia, empresas de áudio e vídeo, missões diplomáticas da China e 42 países africanos, Comissão da União Africana e a União Africana de Radiodifusão.
O presidente da china XI JINPING e o presidente do Senegal MACKY SALL enviaram cartas de felicitações a este Fórum, nas quais elogiaram o papel funamental do Fórum no avanço do diálogo e cooperação entre a mídia chinesa e africana, promovendo o aprendizado mútuo entre as civilizações e aprofundando a parceria estratégica e cooperativa abrangente entre a China e África.
Os departamentos governamentais de ambos os lados, estabeleceram canais regulares de comunicação eficazes para melhorar a compreensão das políticas e ideias uns dos outros. Organizações de mídia têm-se engajado em cooperação na cobertura de notícias e outras coproduções para contar conjuntamente histórias de amizade mútua.
As obras de áudio e vídeo traduzidas foram abraçadas pelo público, aproximando o coração dos povos. O Projecto de Televisão por Satélite para 10.000 Aldeias Africanas e o Projecto de Transição Digital Integrada aceleraram o desenvolvimento do sector da radiodifusão em África e beneficiaram o povo africano.
A China realizou uma série de programas de treinamento para profissionais de mídia africanos a fim de compartilhar conhecimentos práticos e fortalecer o intercâmbio de pessoal. As cooperações entre os dois lados estão se tornando cada vez mais efetivas e se expandindo para uma maior profundidade e novas áreas, incluindo novas mídias e novas tecnologias. A colaboração bem-sucedida no campo da mídia tornou-se parte integrante da cooperação geral China-África e fez contribuições vigorosas para o desenvolvimento integral das relações entre a China e África.
Os meios de comunicação de ambos os lados têm defendido o espírito de cooperação amigável e trabalhado continuamente para salvaguardar a equidade e a justiça, contando histórias sobre a cooperação China-África na nova era e assumindo responsabilidades para promover o desenvolvimento global, promover valores comuns da humanidade e criar ativamente uma atmosfera de opinião pública internacional de desenvolvimento coeso e cooperação.
A mídia chinesa e africana promoverá a convergência da inovação e aprofundará a cooperação nas áreas de tecnologia digital e economia digital, para fortalecer as trocas, compartilhar oportunidades e melhorar as capacidades de governança digital.
O evento de dois dias contou com uma exposição de “Uma década de realizações: cooperação de mídia China-África (2012-2022)”. Com o tema “Nova Visão, Novo Desenvolvimento e Nova Cooperação”, o Fórum realizou sessões sobre política de desenvolvimento de mídia, cooperação de conteúdo e inovação, bem como aplicação de novas tecnologias e convergência digital.
O Fórum publicou uma declaração conjunta que revisou a década de conquistas da cooperação midiática China-África. Ao mapear as perspectivas e planos para o futuro desenvolvimento da mídia, propôs cinco iniciativas, incluindo o aprofundamento da cooperação e comunicação, apoio ao desenvolvimento global, contar histórias de amizade China-África, promover o desenvolvimento da mídia digital e fortalecer os intercâmbios de jovens.