ABB ESTREIA-SE NO DIA 27 NA FASE DE GRUPOS DA TAÇA CAF
A Associação Black Bulls (ABB) dá início à sua histórica jornada na fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol (Taça CAF) no próximo dia 27 de Novembro. A equipa moçambicana enfrentará o gigante egípcio Zamalek, actual detentor do título da competição, na primeira jornada do Grupo “D”. O confronto está agendado para as 22h00, horário local, no imponente Estádio Internacional do Cairo, com capacidade para cerca de 80 mil espectadores.
A viagem para a capital egípcia será feita a partir de Maputo no dia 24 de Novembro, onde os campeões nacionais deverão realizar pelo menos dois treinos antes do duelo com o Zamalek, uma das potências do futebol africano. O técnico português da ABB, Hélder Duarte, já fez questão de ressaltar que a missão será difícil, mas a pressão, segundo ele, recairá sobre o time egípcio, que entra como grande favorito.
Após a conquista do título de campeão nacional, em Lichinga, a equipa da ABB foi concedida uma pausa de seis dias. O trabalho de preparação para o desafio contra o Zamalek terá início na próxima segunda-feira, 18 de Novembro, com a “Operação Zamalek” já em pleno andamento.
Além do Zamalek, o Grupo “D” conta com outras duas equipes fortes: o Al Masry, também do Egito, e o Enyimba da Nigéria. Para Hélder Duarte, estas serão as verdadeiras adversárias directas pela vaga na fase seguinte. O Al Masry jogará em casa contra o Enyimba no mesmo dia 27, mas às 18h00, no Estádio de Port Said.
Os primeiros jogos da fase de grupos estão todos programados para a mesma data, e, após o embate com o Zamalek, a ABB terá duas importantes partidas em casa: no dia 8 de Dezembro, contra o Al Masry, e no dia 15, frente ao Enyimba, ambas no Estádio Nacional do Zimpeto. Os jogos da segunda volta acontecerão em Janeiro de 2024, com datas provisórias já agendadas para os dias 5, 12 e 19.
A caminhada da ABB até à fase de grupos da Taça CAF foi uma verdadeira prova de força e superação. Na fase preliminar, os “touros” eliminaram o Alizé Fort das Comores com um impressionante agregado de 11-0, depois de vitórias por 7-0 e 4-0. Já contra o AS Otohô d’Oyo, da República do Congo, a equipa venceu em casa por 1-0 e perdeu por 2-1 fora, avançando para a fase de grupos com um agregado de 2-2, graças à regra do golos marcados fora de casa.
A estreia da ABB na fase de grupos da Taça CAF é um marco histórico para o futebol moçambicano, e a equipa está determinada a fazer jus ao título nacional e a lutar por uma vaga nas fases seguintes da competição.