PMA OPOIA COM EQUIPAMENTO DE TELECOMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA
O Programa Mundial de Alimentação (PMA) fez uma doação recente de equipamento de comunicações de emergência em Maputo, beneficiando três importantes instituições em Moçambique. O equipamento foi entregue à Autoridade Reguladora das Comunicações (INCM), ao Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD) e ao Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM).
A cerimónia de entrega de equipamentos foi realizada no Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD) e contou com a presença de várias figuras de destaque. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) foi representado pela Directora Nacional e Representante em Moçambique, Antonelle D’Aplile, e o evento foi testemunhado por Helena Fernandes, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), Luísa Meque, PCA do INGD, e Adérito Aramuge, Director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
Durante a cerimónia, Antonelle D’Aplile destacou que a entrega do equipamento informático e de comunicações tem como objetivo reforçar a capacidade do governo na preparação para desastres, permitindo uma melhor recolha, análise e compilação de dados, bem como a identificação de populações vulneráveis a desastres naturais.
“Este equipamento que hoje estamos a entregar irá contribuir para que, em tempos de crise, o apoio imediato possa chegar aos mais vulneráveis, incluindo as populações deslocadas para abrigos ou durante o seu regresso a casa. Estamos confiantes de que este equipamento informático e de comunicação reforçará a preparação, assegurando uma resposta mais rápida, coordenada e baseada em informações mais detalhadas,” afirmou Antonelle D’Aplile.
Helena Fernandes, PCA do INCM, mencionou que, após as lições aprendidas com os danos causados pela interrupção das redes públicas de telecomunicações, o INCM projetou uma rede de estações de comunicações por satélite e expressou a expectativa de que os equipamentos doados venham a integrar essa rede.
Além da Rede de Comunicações por Satélite, destinada à gestão de comunicações durante emergências, o INCM conta também com uma rede nacional de estações de radioamadores, baseada em sistemas de comunicações em HF (frequências altas) e instalada em quase todas as capitais provinciais, com a conclusão da expansão prevista para este ano.
O equipamento doado ao INCM inclui 2 terminais de Internet via satélite e 10 telefones satélites, com as respectivas recargas. Este equipamento servirá para reforçar a prontidão das equipas de trabalho durante períodos de emergência, garantindo a continuidade das comunicações por satélite em caso de interrupção da rede pública de telecomunicações terrestre. Assim, permitirá a comunicação em tempo real para as equipas envolvidas na monitoria e na recuperação das redes terrestres.
Notícias Recentes
21.11.2024