INTIC PARTICIPA NA 2ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA UNISCED
Nos dias 08 e 09 de Julho de 2024, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP, esteve presente na 2ª Conferência Internacional da UNISCED, realizada na Cidade da Beira, província de Sofala. Sob o lema “Desafios do Ensino Superior no Século XXI”, a conferência teve como propósito reunir académicos e investigadores com o objectivo de compartilhar conhecimento e explorar estratégias para elevar a qualidade do ensino superior em Moçambique, considerando os desafios e oportunidades da Era Digital.
A conferência visou criar um espaço propício para a reflexão e o debate sobre o futuro do ensino superior, focando na integração de tecnologias digitais e na inovação como instrumentos para enfrentar os desafios do século XXI. O evento promoveu a troca de experiências e o desenvolvimento de propostas que visam o aprimoramento do ensino superior em Moçambique, alinhando as práticas educacionais às exigências e oportunidades da Era Digital.
O Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Lourino Chemane destacou que estas instituições são parte fundamental da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (PENSC).
Enfatizou a necessidade de introduzir cursos de especialização em segurança cibernética, promovendo a pesquisa para soluções inovadoras e a inclusão de disciplinas relacionadas com a segurança cibernética nos currículos de todos os níveis de ensino.
Defendeu a criação de cursos a níveis superior e técnico-profissional focados no desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e na produção de conteúdos digitais e interativos ajustados à realidade moçambicana.
O Professor Chemane ressaltou a importância da partilha e transferência de conhecimento como factores chave para o desenvolvimento nacional, através da análise de casos de sucesso e da identificação de oportunidades para o crescimento da comunidade acadêmica e empresarial.
O Professor Lourino Chemane concluiu sua apresentação incentivando a academia a avançar na criação de novas oportunidades educacionais e de pesquisa que respondam aos desafios da era digital. Ressaltou que o futuro do ensino superior e da sociedade moçambicana depende da integração eficaz das TIC e do desenvolvimento de capacidades tecnológicas e inovadoras