BAD apoia projecto de recuperação e resiliência agrícola

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai disponibilizar um total de 30 milhões de dólares, o correspondente a 1,8 mil milhões de meticais, para execução do projecto de recuperação e resiliência agrícola a ser implementado na província de Maputo, sul de Moçambique.

A pretensão foi avançada por uma missão desta instituição financeira internacional, que visita o País desde segunda-feira, 10 de Junho, sendo que o valor será gerido em parceria com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

Citado pela Rádio Moçambique, Martin Fregene, director do Departamento de Agricultura e Agro-Indústria no BAD, fez saber que a entidade que representa já disponibilizou, num passado recente, 15 milhões de dólares (948 milhões de meticais), para a construção de 100 furos multiusos e reservatórios escavados.

“Os projectos são materializados com o objectivo de responder aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, sobretudo no sector da agricultura”, descreveu.

Na ocasião, a instituição referiu um prejuízo de 28 mil hectares de produção agrícola, com a maior parte da plantação a ficar submersa.

A carteira de financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento em Moçambique ascende actualmente a 1,3 mil milhões de dólares, com perspectivas de os apoios para projectos de resiliência às alterações climáticas crescerem.

“O BAD financia projectos estruturantes que têm um impacto significativo na melhoria da vida dos cidadãos e que permitem completar aquilo que são os recursos do Estado na concretização do plano quinquenal do Governo. Agora estamos a avançar para matérias relativas às mudanças climáticas”, explicou a vice-ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, à margem dos encontros anuais do BAD, que decorreram em Maio, no Quénia.

Segundo a governante, o financiamento do BAD no País está distribuído em 49% no sector da energia, 32% nas estradas, 14% na agricultura e 2% na área de água e saneamento (Diario Economico).


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes