SISTEMA FERRO-PORTUÁRIO NACIONAL MAIS COMPETITIVO E RENTÁVEL
Empresa Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) assinaram ontem um acordo de nível de serviço para tornar o sistema ferro-portuário nacional competitivo e rentável. Denominado “Service Level Agreement” (SLA), o acordo vai ainda servir para flexibilizar o serviço logístico no corredor de Maputo, aumentar a carga ferroviária e melhorar o actual rácio entre estrada e ferrovia.
“Os indicadores acordados no SLA irão padronizar os serviços de carregamento e descarregamento de comboios e os serviços de transporte, nomeadamente o tempo de trânsito, os tempos de permanência nas estações, na bossa e no porto, entre outros serviços que proporcionarão uma logística eficaz e eficiente ao cliente”, avançou um comunicado.
O documento destacou que para melhorar o nível de fiabilidade, qualidade e segurança dos serviços prestados, as duas empresas irão continuar a investir na digitalização e melhoria dos seus processos operacionais, reduzindo, cada vez mais, a intervenção humana.