Central Térmica de Temane Inicia Operações em Janeiro de 2025

A Central Térmica de Temane (CTT), localizada no distrito de Inhassoro, província de Inhambane, vai iniciar operações em Janeiro de 2025, conforme documento da Electricidade de Moçambique (EDM) citado pela agência Lusa. Esta central, descrita como a maior do País a utilizar gás natural, terá uma capacidade de produção de 450 MegaWatts (MW) a partir das reservas de gás de Pande e Temane, durante um período de 25 anos, aumentando em “cerca de 16% a capacidade instalada de produção de energia eléctrica no País”.

De acordo com a notícia, o objectivo é fornecer acesso à energia eléctrica a mais de 1,5 milhões de famílias até 2030, como parte do programa governamental de acesso universal à energia, além de contribuir para a industrialização nacional e consolidar o papel de Moçambique como um centro de energia na África Austral.

A construção da central teve início em Março de 2022, incluindo uma linha de transporte de energia com 563 quilómetros de extensão até à província de Maputo, com um custo superior a 25,4 mil milhões de meticais (400 milhões de dólares).


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes