Empresas devem ao INSS mais de 77 milhões
Empresas inscritas no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), em Tete, têm uma dívida acumulada de cerca de 77 milhões de meticais, um valor que a instituição está a desdobrar-se para reaver dos contribuintes que devem corrigir a irregularidade.
O delegado provincial do INSS, Daniel Simbanai, citado pelo noticias, detalhou que está a ser implementada a campanha nacional de sensibilização de contribuintes sobre a importância de pagarem, como forma de salvaguardar a protecção social dos trabalhadores.
O movimento vai durar 45 dias, tendo sido lançada a 13 de Março, nesta província, e também está a ser utilizado para divulgar as formas e plataformas de pagamento em uso no Sistema de Segurança Social.
“Queremos que as empresas tenham consciência que estão a prejudicar os trabalhadores, porque o sistema é contributivo. Se não canalizam as contribuições significa que os colaboradores ao seu serviço ficam impedidos de usufruir dos direitos que o INSS concede”, indicou.
Adiantou que a lei estabelece que havendo dificuldades de canalização regular ou dívida que não consiga pagar de forma integral, é possível amortizar através de um acordo que pode ser celebrado entre o INSS e a empresa, a ser cumprido mensalmente.