Ministério da Cultura interage com instituições de arte
A Ministra da Cultura e Turismo dirigiu há dias, uma equipa da instituição que dirige uma visita ao Núcleo d’Arte e à Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) na cidade de Maputo. Nos dois locais, Eldevina Materula interagiu com gestores e vários artistas sobre assuntos do campo das artes.
No primeiro caso, Núcleo d’Arte, a equipa foi recebida por Celestino Mudaulane e, na FFLC,
por Sara Jona Laisse.
De acordo com o Ministério da Cultura e Turismo, os encontros tinham como intuito manter contacto directo com os fazedores das artes e vivenciar o dia-a-dia da vida dos artistas nos seus espaços de produção e exposição.
Assim, no Núcleo d’Arte abordou-se, dentre vários assuntos, a necessidade de melhorar a legislação sobre a circulação de obras de arte para o estrangeiro. Já na FFLC, a equipa de trabalho visitou as duas exposições patentes no espaço, designadamente: “Hino das Cores”, de Gumatsy, e “Equalização das linhas da vida”, de Chaná de Sá.
Depois de explorar as duas exposições, a equipa do MICULTUR teve a oportunidade de esclarecer alguns aspectos e trocar impressões sobre matérias em curso e, sobretudo, em relação à criação do Estatuto do Artista.
Os encontros estão igualmente inseridos no plano de debates promovidos por diferentes órgãos, sobre a necessidade da implementação do Estatuto do Artista. A Ministra da Cultura e Turismo apelou à intervenção directa dos artistas e instituições de arte de modo a serem parte integrante na institucionalização dos instrumentos que regulam o sector.
A governante também referiu que o Ministério está, com os encontros, a intensificar o contacto com os agentes das artes para uma maior e melhor inclusão