UPMAPUTO ESTREIA-SE COM VITÓRIA NO AFRICANO DE VOLEIBOL DA ZONA VI EM MASERO, LESOTHO
A equipa feminina de voleibol da UPMaputo começou da melhor forma a luta pelo título africano da zona VI de voleibol senior feminino, derrotando de forma convicente a equipa do LMPS do Lesotho por 3 – 0, com os parcias de (25-9); (25-16) e (25-17). Foi um jogo relativamente fácil para as Upenianas que só não ganharam por maior diferença porque o míster Ângelo Lourenço e o seu adjunto Délcio Soares aproveitaram para rodar a equipa fazendo entrar a totalidade das atletas. Todas tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento abrindo mais opções para os jogos complicados que se avizinham.
Ontem sábado (9), em Masero, Lesotho foi o dia da abertura da Copa Africana da Zona VI de Voleibol, um torneiro que conta com a participação de 44 equipas, sendo 22 em masculinos e igual número em femininos, representando nove países da região austral de África, nomeadamente, Lesotho, Moçambique, África do Sul, Botswana, Zimbabwé, Namíbia, Malawi, Eswatine e Angola. A cerimónia de abertura foi presidida kpelo Ministro do Turismo, Desporto, Artes e Cultura do Lesotho, Motlatsi Maqelepo que realçou a importância da realização desta competição em Masero, uma pequena cidade que assim escreve o seu nome no panorama desportivo africano se tornando na capital do voleibol da África Austral. O moçambicano Khalid Cassam, presidente da Confederação Africana de Voleibol da Zona VI teve a honra de discursar na cerimónia de abertura tendo realçado a importância da competicão e o nível de representatividade dos países da região, são 44 equipas que durante 8 dias vão evoluir num galpão onde foram colocados 4 tapetes que formam 4 campos que acolhem jogos em simultâneo. Khalid terminou o seu discurso desejando fair play e que vença o melhor.
De Moçambique vieram ao Lesotho 4 equipas, UPMaputo em femininos, Académica em masculinos e femininos e Aliança em masculinos.
HEPS, GCI – UPM