Magala anuncia a construção de mais dois portos secos
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, disse, recentemente, no Malawi que poderão ser construídos mais dois Portos Secos, um na zona centro e outro na zona norte do país.
Citado pelo Notícias, Magala indicou que as infraestruturas serão erguidas na cidade das Beira, província de Sofala, e na cidade de Nacala, província de Nampula.
Prevê-se que os Portos Secos melhorem o aproveitamento das infraestruturas nos corredores logísticos do país. Esta visão está inserida no plano de incremento do comércio e conectividade da África Austral, para a prosperidade económica através da livre circulação de pessoas e bens.
O Ministro Magala falava num encontro bilateral onde os dois governos discutiram a revisão da implementação integral do Corredor de Desenvolvimento da Beira, harmonização dos procedimentos e operações de transporte rodoviário entre Moçambique e Maláui.
O governante acredita que já estão lançadas as bases para uma nova normalidade na cooperação e colaboração, da qual Moçambique espera” resultados para o desenvolvimento de ambas economias.
Moçambique, Maláui e Zâmbia assinaram um acordo sobre o transporte ferroviário e rodoviário para revitalizar o Corredor de Nacala. O plano está orçado em 280 milhões de dólares e foi financiado pelo Banco Mundial.
A visão de Moçambique é introduzir reformas que permitam a transformação dos corredores de transporte em corredores económicos.