160 empresas possuem certificado de qualidade no país

Decorre desde ontem, na cidade de Maputo, a Primeira Conferência Nacional de Qualidade.Com a conferência, o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), com 30 anos de existência, quer mostrar ao país e ao mundo que em Moçambique já existe capacidade institucional para prestar serviços de certificação, calibração, verificação, com vista a protecção do consumidor, mas também discute com o sector privado e outros actores sobre os desafios de certificação.

A propósito da reunião, o Director-Geral do INNOQ, Geraldo Albasini, citado pelo o.economico, revelou que do universo de cinco mil, apenas 160 empresas estão certificadas.

“Nós temos cerca de 160 empresas certificadas pelo INNOQ, em sistema de gestão da qualidade e outros sistemas, mas para um universo de cinco mil empresas que existem em Moçambique, este número é uma gota de água no oceano. E isso preocupa-nos de facto, é por isso que estamos a desencadear acções de sensibilização para que as empresas consigam no mínimo usar as normas técnicas nos seus processos de produção e chegar à certificação como a fase mais avançada”.

 Albasini explica que o fracasso das empresas na certificação pode se prender com a falta de informação e a falta da cultura de qualidade das empresas como dos consumidores.

“Porque se eu vou a um supermercado e, só olho para os produtos de menor preço, aqueles de qualidade com elevado preço, não vou comprar e as empresas não vão investir na qualidade enquanto não tivermos a sociedade com a cultura da qualidade elevada e um pouco mais exigente”. 


Categoria: Economia

Parceiros e Clientes