Se a história se repete, Amorim vai conduzir o leão à rotunda do Marquês

Também na época em que os leões festejaram o último título de campeão, o Sporting foi líder a partir da sexta ronda e nunca mais largou o trono.

Se a história se repete, Amorim vai conduzir o leão à rotunda do Marquês

O Sporting venceu, este sábado, o Farense, no Estádio de São Luís, num duelo relativo à 7.ª jornada da I Liga, por 3-2, e subiu ao comando da prova de forma isolada… 862 dias depois.

A última vez que tal se tinha verificado remonta a 19 de maio de 2021, última ronda do campeonato 2020/21 e que terminou com o ceptro de campeão em Alvalade.

Um embate em que os leões venceram por 5-1 o Marítimo e no qual, à semelhança deste sábado, também Pedro Gonçalves inscreveu o seu nome na lista de marcadores. Mas comparando os dois ‘onzes’, apenas se mantiveram, neste espaço de dois anos e quatro meses, Coates e Pote.

Reparamos que neste período, 21 jogadores do último plantel campeão abandonaram o clube: Luís Maximiano, Renan, Pedro Porro, Feddal, Eduardo Quaresma, João Pereira, João Palhinha, Borja, Matheus Nunes, Antunes, Jovane Cabral, André Paulo, Nuno Mendes, João Mário, Tomás Silva, Gonzalo Plata, Sporar, Bruno Tabata, Wendell, Luciano Vietto e Tiago Tomás. 

O enorme ponto de semelhança é mesmo a continuidade de Rúben Amorim ao leme do comando verde e branco, à semelhança de jogadores fulcrais como Pote, Paulinho, Adán, Daniel Bragança, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Matheus Reis e Coates. Na época seguinte ao título, o Sporting chegou a liderar o campeonato, à terceira jornada, mas não o fazia de forma isolada: tinha os mesmos nove pontos que o rival Benfica, com o qual partilhava a liderança.

Viajando novamente à época do último título, os leões somam os mesmos 19 pontos que tinham à 7.ª jornada desse campeonato, porém com um balanço de menos golos marcados (19 contra os atuais 15) e mais tentos sofridos (quatro contra os atuais seis). Uma liderança que agarraram à sexta ronda e nunca mais a perderam, antecipando os festejos do título para a 32.ª jornada diante do Boavista. (noticiasaominuto)


Categoria: Desporto

Parceiros e Clientes