Tico Tico avalia positivamente o torneio “Mais saúde, mais futebol”
Chegou ao fim o torneio de futebol sob lema “Mais saúde, mais futebol” organizado pelo Centro de Colaboração em Saúde (CCS) em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e a Escolinha do antigo capitão dos Mambas, denominada Academia TicoFoot com o objectivo de promover a saúde e engajamento comunitário através do desporto, visando sensibilizar os utentes do distrito de Municipal de KaMubukwana e KaMavota para o combate e prevenção do HIV/SIDA e Tuberculose.
O torneio “Mais saúde, mais futebol” contou com a participação 16 equipas de futebol e mobilizou cerca de 352 jogadores dos distritos de KaMavota e KaMubukwana nas categorias de Sub-20 e seniores.
Para o director do CCS, Celso Varinde, o desporto é um aspecto fundamental para o crescimento humano, possibilitando assim desenvolvimento físico e mental, e o torneio de futebol é uma estratégia abraçada para atrair os homens visto que, segundo Varinde, são os que menos procuram os cuidados de saúde.
“Com esse torneio, pretendemos consciencializar e educar os homens sobre a prevenção e importância do diagnóstico e tratamento do HIV e Tuberculose, a oferecer serviços como testagem de HIV e outras doenças crónicas”, disse Varinde.
Para Tico Tico, a iniciativa, que conta com a sua Escolinha, de nome TicoFoot em parceria com o CCS e Conselho Municipal de Maputo, usa a força do futebol para mobilizar jovens e adultos a se aproximarem dos serviços de saúde de modo a saberem o seu estado, e na avaliação do antigo jogador, os eventos tem tido uma aderência muita positiva.
“A ideia desde torneio é trazer a saúde a comunidade”, referiu ainda que “trazendo os jogos perto das suas casas as pessoas aderem, recebem instruções e fazem os testes necessários para saberem o seu estado, neste quesito foi um sucesso e houve muita adesão”, referiu o antigo capitão dos Mambas.
Eneas Comiche, Presidente do Conselho Municipal de Maputo, afirma que o evento está integrado na celebração da semana nacional do desporto que teve a cerimónia de abertura no bairro Jorge Dimitrov, no passado dia 16 de Setembro e é uma iniciativa do governo central, por outro lado, “mais saúde, mais futebol” está inclinado para o engajamento dos munícipes do sexo masculino para uma causa social de extrema importância como a saúde.
Para terminar, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo felicitou a Escolinha do Tico Tico por abraçar o projecto e sensibilizou a equipa vencedora do torneio a não pararem por aqui e deixou as portas do Conselho Municipal abertas para acolher eventos que visam a melhoria da saúde e bem-estar dos munícipes, “bem haja o desporto, bem haja a saúde dos munícipes”, encerrou.
O evento de encerramento contou com a realização de 3 jogos de futebol, no primeiro, o Romão FC venceu a formação de Hulene por 5 a 4 no desempate por penalidade após o empate por uma bola no tempo regulamentar, noutra partida, os Sub20 de Luís Cabral derrotou o conjunto de Zimpeto por 2 a 1, e por último, nos seniores, Mahotas ganhou a grande final ao derrotas a equipa de Hulene por 5-4 nos penalties depois do empate a 1 nos 90 minutos. (LANCEMZ)