Talapa destaca avanços no sector da segurança social
A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, diz que o sector inscreveu 7.134 contribuintes na Segurança Social Obrigatória, possibilitando que 70.076 trabalhadores por conta de outrem passassem a beneficiar das prestações da segurança social obrigatória.
Talapa falava na quinta-feira, 04 de Agosto de 2022, em Chidenguele, província de Gaza, durante a abertura do XXXII Conselho Coordenador do Ministério do Trabalho e Segurança Social.
“Ainda neste âmbito, e no domínio da extensão da cobertura da segurança social obrigatória, inscrevemos 2.565 trabalhadores por conta própria, dos quais maior parte desenvolve as suas actividades no Sector Informal da Economia”, disse.
A governante defende que este é mais um sinal inequívoco da valorização dos direitos de milhares de trabalhadores que têm optado pelo auto-emprego, pois, passaram a ter acesso às prestações da segurança social, especialmente no que se refere à protecção na velhice.
No presente ano o sector iniciou com a sensibilização e inscrição de moçambicanos que trabalham nas minas farmas da República da África do Sul para que possam ser cobertos pelas prestações da segurança social, sobretudo após o fim da sua carreira laboral.