Chume convida sociedade civil a contribuir no combate ao extremismo
O Ministro da Defesa Nacional, Cristovão Chume, convida a sociedade civil a produzir conhecimentos que contribuam para combater actos que atentam contra a soberania dos países, com destaque para o extremismo violento e terrorismo.
Ao intervir na quarta-fgeira, 27 de setembro de 2023 em Maputo, na abertura da Conferência de Mobilização de Inteligência Colectiva para Contenção e Prevenção do Extremismo Violento e Terrorismo em África, Chume destacou a importância da colaboração de todos com vista à eliminação deste fenómeno.
“O esforço nacional de combate ao terrorismo só pode ter sucesso e atingir o estado final e desejado com apoio de todos os grupos sociais. Não pode haver alas no combate a este mal. Isto é aplicável também para realidade continental”, referiu.
Para o governante, a mobilização da inteligência colectiva africana tem que perspectivar a visão de criar uma rede de colaboração e cooperação entre diferentes actores da esfera continental para compartilhar informações, conhecimento, recurso e desenhar estratégias para eliminar actividades terroristas.
Entretanto, intervindo no mesmo encontro, o director-executivo da Fundação MASC, João Pereira, referiu que a agenda política e ideológica dos actores terroristas em Moçambique põe à prova a capacidade do Estado de prover a segurança interna, chamando atenção para necessidade de melhoria das condições de vida da população como forma de evitar que os jovens sejam integrados nas fileiras do inimigo. (Noticias)