Ministério da Indústria e Comércio anuncia mapeamento da indústria transformadora no país
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) apresentou, na segunda-feira, dia 19 de Junho de 2023, em Maputo, o projecto de Levantamento Abrangente de Empresas Industriais em Moçambique que se enquadra na Politica e Estratégia Industrial (PEI 2016-2025), complementada pelo Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI, 2021-2031), instrumentos que têm a sua génese na promoção da revitalização e desenvolvimento industrial no país.
O levantamento abrangente de empresas industriais em Moçambique está em linha com o Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação (PLED) em Moçambique que está a ser implementado pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) com o apoio do Banco Mundial. O PLED tem o objectivo de reforçar o desempenho das MPME´s em Moçambique através de ligações económicas, visando concretamente o desenvolvimento de ligações económicas através de competências, financiamento e melhoria da qualidade e apoio às ligações económicas.
O objectivo do Mapeamento da Indústria Transformadora é actualizar a rede industrial de forma a desenvolver planos de apoio, ajudando a revitalizar o sector. Pretende-se, ainda, monitorizar empresas que beneficiam de alguns programas do Governo como isenção de impostos na importação de matéria-prima e localização em parques industriais, avaliando, assim, a eficácia do apoio público que ajude a revitalizar o sector, contribuir para a dinamização do sector industrial por forma a aumentar a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB), e monitorar as empresas que se beneficiam de determinados programas do Governo como isenção de impostos na importação de matéria-prima e a localização em parques industriais, zonas francas industrias e zonas económicas especiais avaliando deste modo a eficácia do apoio do Governo para este sector.
Dada a relevância do sector industrial em Moçambique, o Governo pretende obter informações mais abrangentes sobre as empresas que operam em todo o país, nomeadamente localização, desempenho, constrangimentos e suas capacidades produtivas.
A cerimónia de lançamento do plano de levantamento industrial contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno, bem como representantes dos principais intervenientes do projecto, desde entidades do sector público, parceiros, implementadores, associações e entidades do sector privado.