Jorge Ferrão defende internacionalização do Ensino Superior
Intervindo no âmbito da Conferência Internacional Anual da North American University, sobre a Internacionalização do Ensino Superior, que decorreu em Houston, Texas, EUA, Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP Maputo), recorreu à filosofia africana do Ubuntu para apelar à uma mudança de paradigma, com vista a uma internacionalização que se baseie na humanidade de uns para com os outros.
A interculturalidade na educação é, na perspectiva do Prof. Doutor Jorge Ferrão, uma proposta pedagógica que promove relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos visando preservar as identidades culturais com o objectivo de propiciar a troca de experiências e o enriquecimento mútuo.
O Reitor da UP Maputo, apontou como principais desafios da internacionalização para as instituições de ensino superior moçambicanas, a perda de autonomia, alienação cultural e a fuga de cérebros.
Uma das formas de ultrapassar estes desafios, segundo Jorge Ferrão, é através da incorporação da ideia de união e de comunidade como um dos blocos de construção da sociedade, onde o indivíduo não precisa perder a sua autonomia na tentativa de manter uma relação com um outro.
Ferrão destacou o potencial da UP Maputo para internacionalização, realçando a especialização reconhecida, principalmente na área da educação, a existência de projectos de pesquisas e publicações locais, para além de taxas competitivas e condições de acomodação.
No que diz respeito à transferência de conhecimento, o Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo destacou a necessidade de potencialização de capital humano nas áreas de Tecnologias de Informação, considerando a transição digital que se pretende na instituição que dirige. Jorge Ferrão apontou, igualmente, para a necessidade de parcerias na área de petróleo e gás, tendo em conta o crescimento da demanda por recursos humanos qualificados na indústria extractiva, por conta dos projectos em curso no país.
A Conferência Internacional Anual da North American University é um evento de natureza educacional que reúne administradores universitários, incluindo presidentes, reitores e vice-presidentes, de universidades de todo o mundo, com vista à obtenção de “insights” sobre as necessidades, preparação e tendências na internacionalização do ensino superior.