
Songo campeão do Moçambola – 2022
A União Desportiva do Songo conquistou o seu terceiro título de campeão nacional ao vencer o Ferroviário de Maputo, por 1-0, no Estádio da Machava, em partida da 22.ª (e última) jornada do Moçambola-2022.
Com o triunfo, os “hidroelétricos” terminaram a prova com 50 pontos, mais um que a Black Bulls que recebeu e goleou o Costa do Sol, por 3-0. Uma goleada insuficiente dado que o representante de Tete ganhou com um golo tardio de John Banda (83 min). Songo destronou a Black Bulls que vinha com o estatuto de campeão, proeza conseguida no ano passado, na sua estreia no Moçambola.
Após o apito final no Estádio da Machava começou a festa dos jogadores e massa associativa da União Desportiva do Songo, celebrando um título cuja conquista foi bastante difícil e que só foi confirmada nos últimos sete minutos do derradeiro jogo do campeonato. A equipa de Cahora Bassa repete as proezas de 2017 e 2018 e, por outro lado, torna-se na primeira equipa de fora da capital do país com três títulos. Em 44 edições do campeonato nacional, para além do Songo, apenas o Textáfrica de Chimoio (1976), Têxtil do Púnguè (1981), Ferroviário de Nampula e Ferroviário da Beira (2016) é que são equipas de fora da capital que lograram conquistar o título.
