ADPP celebra 40 anos de existência no país
A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua reconheceu recentemente, o papel da Ajuda de Desenvolvimento de Povo Para Povo (ADPP) no desenvolvimento do país, principalmente no que tange ao sector da Educação. A dirigente reconheceu durante a celebração do quadragésimo aniversário da organização sob o lema “celebrando a nossa história”.
“Em nome do Governo e do Ministério que representamos, queremos manifestar o nosso reconhecimento pelas intervenções da ADPP não só na formação de professores, a sua actuação desde o ensino pré-primário, secundário, técnico-profissional e superior, mas também na educação inclusiva, empoderamento da rapariga, educação para a cidadania, reforço da leitura e escrita, alimentação escolar e todas áreas transversais ligadas à educação e desenvolvimento humano”, disse.
Por sua vez, o Governador da província de Maputo, Júlio Parruque, referiu-se ao facto da Organização ser um parceiro estratégico da província de Maputo.
“A ADPP Moçambique é um parceiro estratégico da nossa província que desde os primórdios da Independência Nacional contribui na formação do Homem Novo. Ter a ADPP na província de Maputo é um grande privilégio pois este é o parceiro certo cuja presença deixou sinais indeléveis marcando em definitivo várias famílias moçambicanas e tornando-se em si uma marca de sucesso, moçambicanizada que não deve morrer”.
A representante da USAID, um dos parceiros da ADPP, Julie Boccanera, mencionou o impacto positivo que tem criado na vida de milhares de moçambicanos principalmente na área da saúde.
“Vemos na ADPP um parceiro com investimentos conjuntos em programas de saúde e educação ao longo dos últimos anos, nomeadamente os projectos financiados pela USAID e implementados pela ADPP como o projecto Transform Nutrition, em Nampula, o Projecto Local TB Response em Nampula, Zambézia, Tete e Sofala, o Projecto apoiar a Ler, em 12 distritos da província de Nampula, e o projecto de Recuperação de Cabo Delgado. A ADPP é um exemplo de organização local com um potencial de crescimento e de implementação cada vez mais consistente de programas de desenvolvimento” , disse.
Para descrever o impacto positivo das actividades da Organização ao longo dos 40 anos, Birgit Holm, Directora Executiva fez uma reconstrução da história da ADPP apontando os principais marcos.
“Ao longo dos 40 anos, o nosso trabalho teve impacto na vida de milhões de moçambicanos. Inicialmente concentrámo-nos na área da educação, primeiro na alfabetização e depois fomos evoluindo até a formação de professores. A partir de 1998 alargamos as nossas actividades ao sector da saúde com o primeiro programa virado para a luta contra HIV/SIDA, que era a maior preocupação na altura. A agricultura veio merecer atenção às nossas actividades em 2004 através de uma abordagem de clubes de agricultores, ainda em uso nos projectos que implementamos hoje”, frisou.