Decorre a V Conferência nacional das comunicações
A V Conferência nacional das comunicações já está a decorrer, hoje, 22 de junho de 2026, na cidade de Maputo, sob lema: “Comunicações como pilar da transformação digital em Moçambique: conectividade, inclusão e resiliência”.

Trata-se de uma conferência que constitui uma oportunidade ímpar para construção de um sector das comunicações cada vez mais inclusivo, resiliente, inovador e capaz de impulsionar o desenvolvimento económico e social de Moçambique.Permitam-me dirigir uma saudação muito especial a sua excelência o presidente da república, que, apesar das múltiplas exigências da sua agenda, nos honra com a sua presença e procede à abertura oficial desta conferência. A sua participação traduz, de forma inequívoca, a importância que o estado atribui ao sector das comunicações e ao processo de transformação digital do nosso país.Está presente, no evento, presidente da Republica de Moçambique, Daniel Chappo e os maiores inddividualidades nas áreas das telecomunicações, como o Doreen Bogdan-Martin, Secretária-Geral da União Internacional das Telecomunicações, do excelentíssimo senhor John Omo, Secretário-Geral da União Africana das Telecomunicações, bem como da excelentíssima senhora Bernadette Lewis, Secretária-Geral da Organização das Telecomunicações da Commonwealth, cuja presença reforça a importância desta conferência no panorama internacional.Nos últimos tempos, as comunicações estiveram tão profundamente ligadas ao desenvolvimento económico, à inclusão social e à competitividade das nações, mas também, num contexto global marcado por rápidas transformações tecnológicas, as mesmas assumem-se como um dos principais pilares da transformação digital e do desenvolvimento sustentável.“Neste cenário, compete-nos, enquanto regulador, acompanhar a evolução do mercado, antecipar tendências e criar condições que favoreçam a inovação tecnológica a concorrência saudável e a protecção dos consumidores ao mesmo tempo, devemos continuar a promover a conectividade universal a inclusão digital particularmente nas zonas rurais, e o fortalecimento da resiliência das infra-estruturas e dos serviços de comunicações. é neste quadro que a autoridade reguladora das comunicações, (INCM) promove, de dois em dois anos, a conferência nacional das comunicações”, avançou a Presidente do Conselho Administração, Helena Fernandes.De acordo com Helena Fernandes, o fórum constitui um espaço privilegiado de reflexão, diálogo e partilham de conhecimento onde se debatem desafios, oportunidades e soluções para o desenvolvimento dos sectores das telecomunicações, dos serviços postais e da radiodifusão.“É por essa razão que reunimos nesta sala representante da indústria do sector privado, academia, profissionais da comunicação social, jovens inovadores e diversos outros intervenientes do ecossistema digital”, disse PCA da INCM.Helena Fernandes reconhece governo de Moçambique pelo esforço na implementação da agenda de transformação digital bem como às organizações internacionais e parceiros de cooperação pelo contínuo apoio técnico e institucional prestado ao desenvolvimento do sector das comunicações de Moçambique. Para finalizar, a Presidente disse que a conferência deve reforçar a convicção de que, através da cooperação e da inovação continuarem a construir um futuro digital mais inclusivo, mais conectado e mais resiliente para Moçambique.


Notícias Recentes
22.06.2026
Transformação digital ganha força
22.06.2026