Mateus Magala empossa Director da UCTT

O Ministro dos Transportes e Comunicações e Comunicações, Mateus Magala, empossou há dias, na cidade de Maputo, o Engenheiro Adilson Gomes, a cargo de Director da Unidade de Controlo do Tráfego das Telecomunicações (UCTT). Trata-se da unidade, vocacionada para o controle de tráfego, gestão do registo dos cartões SIM, protecção e segurança de redes de telecomunicações.

No acto da posse, Mateus Magala afirmou que, o quadro empossado foi nomeado na convicção deste ser adequado para responder aos desafios impostos pelo desenvolvimento da indústria de telecomunicações na fase que o país atravessa.

“O Engenheiro Adilson Gomes assume a missão de dirigir esta Unidade, numa altura em que o país conhece grandes avanços no uso das redes de comunicações para prover serviços digitais aos cidadãos, entre eles os serviços financeiros, telecomunicações, suporte ao funcionamento dos serviços públicos, entre outros que caracterizam a transformação digital, que decidimos abraçar, para acelerar o desenvolvimento económico e social de Moçambique”, disse. 

Magala desafiou ao empossado a gerir a unidade desencadeando todos os mecanismos para a promoção da segurança cibernética e garantir protecção das redes de comunicações nacionais contra os ataques, trabalhando lado a lado com os operadores e demais instituições públicas e privadas.

“O combate às fraudes com recurso às telecomunicações deve ser uma das acções prioritárias, prestando o apoio necessário a outras entidades do Estado no controlo e resposta aos desafios inerentes ao tráfego de telecomunicações”, vincou. O Ministro desafiou a UCCT a melhorar o processo de registo dos subscritores dos serviços de comunicações, de tal forma que tenhamos todos os subscritores devidamente registados; melhorar o controlo e bloqueio de entrada de dispositivos piratas e furtados nas redes de comunicações; melhorar o controlo de tráfego, incluindo mecanismos que permitam apoiar o combate aos diferentes crimes com recurso às telecomunicações, como fraudes, burlas, financiamento ao terrorismo, branqueamento de capitais, entre outros; melhorar o controlo de tráfego com vista a garantir transparência nos reportes das receitas dos operadores ao Estado.


Categoria: Sociedade

Parceiros e Clientes