Moçambique caça Investimentos no Africa’s Travel Indaba 2026.
Moçambique escalou a cidade de Durban com uma delegação de peso para participar na edição de 2026 da Africa’s Travel Indaba, a maior montra do segmento de turismo de lazer do continente africano. O país busca não apenas consolidar o seu posicionamento como destino de eleição, mas também captar novos investimentos para alavancar a economia nacional.
O pavilhão moçambicano registou uma afluência massiva, confirmando as expectativas positivas traçadas para este ano. A liderar a comitiva está o Ministro da Economia , Basílio Zefanias Muhate. cuja presença confere um cariz altamente estratégico à missão promocional na terra do rand.

Delegação robusta e união de sinergias

Em declarações exclusivas, o Diretor-Geral do Instituto Nacional de Turismo de Moçambique (INATUR), Richard Baulene, enalteceu a robustez da representação nacional no certame e sublinhou o impacto político e institucional da liderança ministerial no processo.
“Estamos este ano, em 2026, a participar com uma delegação muito reforçada, primeiro pelo facto de estar a ser chefiada ao mais alto nível pelo Ministro da Economia, sua Excelência o Dr. Basílio Zefanias Muhate. que nos honra com a sua presença e está a dar força e a participar activamente do processo de promoção do nosso destino turístico”, destacou o timoneiro do INATUR.
Baulene apontou ainda que o sucesso da participação moçambicana reside na forte articulação entre o sector público e o tecido empresarial privado, que respondeu positivamente ao chamamento de Durban.
“Contamos com a presença expressiva do sector privado, representado por operadores turísticos, operadores de serviços de alojamento e restauração. Estão connosco também as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, bem como os municípios de Maputo e de Marracuene. A nossa participação está a ser muito positiva, como podem ver pela afluência. A presença de visitantes ao stand que procuram informações sobre locais para visitar, mas também oportunidades de investimento, é notória”, explicou Richard Baulene.
Sector privado optimista com novas parcerias

Alinhado com a visão de expansão do destino Moçambique, o sector hoteleiro privado manife
sta-se expectante e satisfeito com os contactos preliminares estabelecidos nos pavilhões do ICC Durban.
Nelson Rodrigues, director do emblemático Hotel Polana Serena, unidade de referência na capital moçambicana, partilhou o seu entusiasmo com o pulsar do evento e antevê bons ventos para o turismo nacional.
“Estamos aqui em Durban, em 2026, para a Indaba. Está uma feira espectacular, como podem ver pela moldura humana na nossa área. Estamos a gostar bastante e já estamos a desenhar boas parcerias que vão beneficiar tanto o país, no geral, como o sector do turismo em particular”, vincou o hoteleiro.
A participação de Moçambique na Africa’s Travel Indaba 2026 surge num momento crucial de reformas e de aposta contínua na facilitação de vistos e melhoria do ambiente de negócios, factores vitais para transformar o potencial turístico do país em riqueza tangível.
