NORUEGA CONFIRMA MEDIAÇÃO ENTRE GOVERNO E OPOSIÇÃO DA VENEZUELA

Categoria : Internacional
Sub-Categoria : politica
Publicado no dia 2019-05-18 18:51:07


NORUEGA CONFIRMA MEDIAÇÃO ENTRE GOVERNO E OPOSIÇÃO DA VENEZUELA

De acordo com a emissora pública norueguesa NRK, as negociações de Oslo, realizadas em um local mantido em segredo, duraram "vários dias" e as duas delegações retornaram a Caracas na quinta-feira.


Foram três negociadores de cada lado

De acordo com vários meios de comunicação, tais discussões teriam envolveram, do lado de Maduro, o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, e o governador da província de Miranda, Hector Rodriguez.

A oposição foi representada pelo ex-parlamentar Gerardo Blyde, pelo ex-ministro Fernando Martinez Mottola e pelo vice-presidente do Parlamento, Stalin Gonzalez, segundo os jornais noruegueses.


Contexto da disputa

O opositor e líder do Parlamento venezuelano Juan Guaidó se proclamou presidente interino em 23 de janeiro e é reconhecido como tal por cerca de 50 países. Desde então, vem tentando derrubar Nicolás Maduro, a quem descreve como "usurpador" desde a "fraudulenta" eleição presidencial de maio de 2018, que permitiu que o líder chavista permanecesse no poder.

O único objetivo de qualquer aproximação deve ser o "fim da usurpação" de Nicolás Maduro e o estabelecimento de um "governo de transição" que organizaria "eleições livres", afirmou Juan Guaidó.

Enquanto muitos Estados europeus reconheceram Guaidó como presidente interino, a Noruega se limitou a pedir novas eleições livres, uma posição percebida como uma vontade de agir como intermediária entre os dois lados.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou nesta quinta-feira (16) que a segurança da embaixada dos Estados Unidos em Caracas fosse reforçada, dizem as agências France Presse e EFE. A decisão veio no mesmo dia em que os últimos quatro ocupantes da embaixada da Venezuela em Washington foram presos por agentes americanos.

"Mandei reforçar a vigilância e a proteção legal no prédio da embaixada dos Estados Unidos aqui em Caracas. Vamos protegê-la ainda mais, porque na Venezuela se cumpre com as convenções internacionais. Os brutais e ilegais estão na Casa Branca", disse Maduro à Rádio Unión, na Venezuela, segundo o jornal local El Tiempo.

Maduro condenou as prisões dos ativistas e afirmou que elas violam a Convenção de Viena, que estabelece que "as premissas da missão diplomática são invioláveis. Os agentes do Estado receptor não podem entrar nelas, exceto com o consentimento do chefe da missão".



Temperatura em Moçambique

Revista Idolo

INNOQ e CBS ligados pela certificação de qualidade O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e a Corporate Business School - Escola Superior de Gestão Corporativa e Social acabam de juntar sinergias através da assinatura de um memorando de entendimento, visando dar pulso e maior dinâmica a economia nacional, com a implementação do processo de certificação de pequenas e médias empresas.

Renault Moçambique | Carros Novos e Usados, Após-venda e Peças

Descubra a gama de automóveis e serviços da Renault em Moçambique. Visite-nos se está a pensar comprar um carro, novo ou usado!


A BOLA - Homepage

A BOLA, toda a informação desportiva. Acompanhe todas as notícias do seu clube ou modalidade preferida, para onde quer que vá.


Home PT - Bolsa de Valores de Mocambique

Bolsa de Valores de Mocambique

Pesquisar
Leave a Comment: