BCI e a ONU Mulheres juntos na promoção da igualdade de género

Category : Economia | Sub Category : nacional Posted on 2020-05-22 19:38:51


BCI e a ONU Mulheres juntos na promoção da igualdade de género

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e a ONU Mulheres Moçambique assinaram há dias, em Maputo, um memorando de entendimento que preconiza a promoção do género e o empoderamento das Mulheres em Moçambique. Os termos foram rubricados pelos representantes da ONU Mulheres Moçambique e do BCI, Marie Kayisire e Rogério Lam, respectivamente.

Com base neste acordo, as duas instituições passam a cooperar para promover a eliminação da violência contra as mulheres e raparigas; a implementação pelo sector financeiro dos princípios de empoderamento das Mulheres (WEPs); e o acesso das mulheres e jovens aos serviços financeiros inovadores, entre as quais as linhas de crédito preferencial, seguro para agricultura, agro-processamento, pecuária e actividades não-agrícolas.

O memorando vai contribuir para o Programa Nacional de Empoderamento Económico da Mulher (PROMULHER), lançado em Agosto do ano passado em conjunto com o Ministério do Género, Criança e Acção Social, com vista a promover e desenvolver o empreendedorismo, trabalho formal, e auto-emprego para mulheres e raparigas.

Concordaram, igualmente, em trabalhar conjuntamente na organização de eventos com relevância para a promoção da igualdade de género e liderança das mulheres e raparigas, assim como o acesso aos serviços financeiros, em linha com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 e da União Africana 2063.

Leave a Comment: