UP Maputo e MCTESTP em diálogo inteligente

Category : Nacional | Sub Category : Moçambique Posted on 2020-05-20 13:20:52


UP Maputo e MCTESTP em diálogo inteligente

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), Gabriel Salimo, e o Reitor da UP Maputo, Jorge Ferrão, mantiveram um encontro aonde lançaram a semente para o estabelecimento de um diálogo inteligente e consequente entre as duas instituições.

Após a recente reestruturação da Universidade Pedagógica (UP), a reunião serviu para uma conversa formal sobre a perspectiva do plano estratégico para os próximos 10 anos da UP Maputo; a evolução do corpo docente, quadro de pessoal técnico e administrativo, número de estudantes e sua evolução; novos cursos em perspectiva; criação de Observatórios para diferentes áreas de capital importância para o desenvolvimento sócio-económico e sustentável do país; e outros assuntos fundamentais.

Ferrão sustentou a importância daquele encontro referindo que há necessidade de as universidades serem as raízes daquele ministério, citando um provérbio popular: “as raízes ficam sempre de baixo da sombra da própria árvore”.

Por seu turno, Gabriel Salimo disse que o MCTESTP acolhe o diálogo e, na medida do possível, a ideia é caminhar com todos.

No final, UP Maputo e MCTESTP mostraram abertura para continuar a aprimorar aspectos de interesse comum com vista a inaugurar uma nova fase em que as universidades podem dizer abertamente o que pensam sobre a sua actividade e o que deve ser o ensino superior moçambicano.

Da parte da instituição universitária, Jorge Ferrão fazia-se acompanhar pelo vice-reitor académico, José Castiano, e vice-reitora para administração e recursos, Marisa Mendonça, e alguns directores centrais. O ministro fez-se acompanhar de uma equipa de directores e assessores.

Leave a Comment: