OPV da HCB é premiada por The Banker

Category : Economia | Sub Category : nacional Posted on 2020-05-12 10:32:31


OPV da HCB é premiada por The Banker

A operação da Oferta Pública de Venda (OPV) da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela revista internacional The Banker, edição de Maio de 2020, com o prémio Deals of the Year 2020 – Equities Winner Africa.

O galardão reconhece o sucesso desta OPV de 4.0% das acções da HCB, realizada em Julho de 2019, inteiramente dedicada a cidadãos, empresas e instituições moçambicanos, e cujo coordenador global foi o consórcio constituído pelo Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e o Banco BiG Moçambique (BIG).

A The Banker destacou dois feitos importantes: a dimensão da transacção que segundo refere representou um desafio, e o facto de se ter alcançado uma base alargada de accionistas individuais, numa economia em que grande parte da população ainda não é bancarizada.

Nesta operação, o consórcio bancário apresentou uma solução de canais remotos inovadores para levar a OPV até ao maior número de moçambicanos, dentro e fora do país, honrando o objectivo de alcance e inclusão definido para a OPV.

É a segunda vez que esta OPV, a maior realizada até ao momento em Moçambique, é galardoada com um prémio de reconhecimento internacional, depois de ter sido distinguida com o prémio Special Recognition Award da DealMakers Africa, em Março deste ano, em Nairobi, Quénia.

Refira-se que a revista The Banker é uma prestigiada publicação do Grupo Financial Times que fornece informação de inteligência económica e financeira para o sector financeiro mundial. Opera no mercado desde 1926, apresentando relatórios objectivos e incisivos com informação bancária, mantendo uma reputação de precisão, autoridade e integridade.

Leave a Comment: