Face ao Covid-19: INCM alivia custos de comunicação na saúde

Category : Economia | Sub Category : nacional Posted on 2020-04-28 14:36:38


Face ao Covid-19: INCM alivia custos de comunicação na saúde

O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) decidiu tomar medidas para aliviar os custos das telecomunicações para o cidadão e instituições de saúde, no âmbito do Estado de Emergência em vigor devido ao Covid-19.

As redes de telefonia móvel passaram a ter o dever de disponibilizar gratuitamente o encaminhamento de chamadas para os números atribuídos às autoridades sanitárias, designadamente: Ministério de Saúde; Instituto Nacional de Saúde; Hospitais Centrais; e aos hospitais públicos.

Igualmente, as operadoras de telefonia deverão oferecer o acesso à internet de forma gratuita às autoridades sanitárias destinadas ao internamento e tratamento do Covid-19.

Durante o período de emergência, as tarifas dos serviços de telecomunicações não deverão ser agravadas. E as operadoras de telefonia deverão ainda garantir a divulgação de números de emergência relacionados com o COVID-19.

Segundo um comunicado publicado pelo INCM, as operadoras de televisão (Dstv, Gotv, Zap, Startimes, Tv Cabo, e TMT) deverão manter o canal nacional do serviço público de TV (TVM) nos casos em que a subscrição do cliente tenha sido interrompida por falta de pagamento; e não deverão cancelar nenhum dos cartões pertencentes a todos os clientes registados nas televisões, durante o Estado de Emergência.

Leave a Comment: