Guaxene animada com ténis

Categoria : Desporto
Sub-Categoria : Moçambique
Publicado no dia 2020-01-17 09:53:35


Guaxene animada com ténis

A Escola Primária do 1.º Grau de Guaxene é uma das abrangidas pelo projecto de massificação do ténis. É uma escola que fica doutro lado da Baía de Maputo, na Ka Tembe. Aquela instituição está envolvida com o desporto, sobretudo o futebol e o atletismo, tendo, inclusive, alguns alunos na selecção nacional.

Contudo, as crianças daquela escola ainda não tinham tido a oportunidade de se beneficiarem de uma experiência com o ténis. Nos meados de Agosto, os alunos de Guaxene tiveram o seu primeiro contacto com o jogo da bolinha e raquete.

Segundo o técnico alocado para Guaxene, Stélio Carlos, o ténis foi recebido com hospitalidade e entusiasmo, sobretudo pelas meninas que não se sentiam bem jogando futebol e que, por isso, estavam a praticar atletismo por falta de opção.

 

“Senti mais entusiasmo da parte das meninas. O futebol de 11 não lhes cativava e, por causa disso, engrenaram no atletismo. Percebeu-se que o ténis foi visto como uma alternativa ao atletismo e, actualmente, vejo que o ténis é já a primeira opção para muitas crianças de Guaxene”, analisou Carlos.

Para a prática do ténis em Guaxene utilizam-se redes portáteis montadas numa área pavimentada da escola. Durante um mês e meio, o tenista Stélio Carlos atravessou a baía para ir ensinar ténis às crianças da Escola Primária do 1.º Grau de Guaxene. Eram cerca de 300 alunos da terceira a sétima classes.

“Estas cinco classes são as que tinham maior disponibilidade. Foi complicado trabalhar com crianças da primeira e segunda classes, por causa dos pais. Os alunos, às vezes, voltam com um colega para casa percorrendo longas distâncias. Então, trabalhei com o grupo de crianças que conseguiam ir para casa sozinhas”, justificou o tenista.

Acabar os movimentos e a posição da base foram as principais adversidades que as alunas de Guaxene manifestaram durante os primeiros dias de aprendizagem do ténis. Actualmente, a aluna Melita António, por exemplo, assegura que já ultrapassou as dificuldades e já sabe fazer os movimentos, fruto da prática que foi tendo ao longo do tempo.

A pequena Melita está a estudar em Guaxene, porque veio à cidade de Maputo para viver com os tios. Segundo Melita, os pais, que moram em Chimoio, ficaram contentes em saber que a filha está a praticar ténis em Maputo, para além de estudar.

“Quando voltar para Manica irei procurar um lugar onde se pode jogar ténis. Gostei do ténis pois é muito bom. Não vou parar. Quero ser uma campeã”, revelou Melita António.

Outra aluna atraída para o ténis é Rosa Maria. Ela praticava futebol, mas quando soube que havia um movimento de ténis na sua escola tratou de mudar. Rosa Maria disse que no princípio foi difícil.

“Foi difícil aprender a jogar ténis. Mas procurei dedicar-me. Treinava todos os dias na escola. Com a prática acabei dominando”, acrescentou a aluna da sétima classe.

Wilsa Leonor, outra aluna de Guaxene, aderiu ao ténis porque no dia do lançamento do movimento da modalidade, na sua escola, ficou encantada ao ver os treinadores a jogarem e decidiu experimentar.

“É um pouco complicado ficar toda a hora a esticar o braço. Por isso, para mim foi difícil jogar nos primeiros dias. Mas com o andar do tempo ficou normal”, disse a menina Wilsa.

O técnico Stélio Carlos classificou positivamente o desempenho das crianças de Guaxene em relação à forma como reagiram ao ensino transmitido.

Carlos disse ainda ser gratificante ver que algumas das crianças que fizeram parte das aulas já atravessam de Ka Tembe para o centro da cidade de Maputo, para ir praticar a modalidade no Clube de Ténis, no Jardim Tunduro. Para o tenista é o sinal de que os passos que têm sido dados para levar o ténis a ser uma modalidade incluída no desporto escolar está a ter resultados palpáveis.

 

Temperatura em Moçambique

Revista Idolo

INNOQ e CBS ligados pela certificação de qualidade O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e a Corporate Business School - Escola Superior de Gestão Corporativa e Social acabam de juntar sinergias através da assinatura de um memorando de entendimento, visando dar pulso e maior dinâmica a economia nacional, com a implementação do processo de certificação de pequenas e médias empresas.

Renault Moçambique | Carros Novos e Usados, Após-venda e Peças

Descubra a gama de automóveis e serviços da Renault em Moçambique. Visite-nos se está a pensar comprar um carro, novo ou usado!


A BOLA - Homepage

A BOLA, toda a informação desportiva. Acompanhe todas as notícias do seu clube ou modalidade preferida, para onde quer que vá.


Home PT - Bolsa de Valores de Mocambique

Bolsa de Valores de Mocambique

Pesquisar
Leave a Comment: