No Campus Experience do Real Madrid “Marcamos vidas dos jovens” – afirma Joaquin Sagués, Director do Campus Experience

Categoria : Desporto
Sub-Categoria : Moçambique
Publicado no dia 2020-01-10 10:12:49


No Campus Experience do Real Madrid “Marcamos vidas dos jovens”  – afirma Joaquin Sagués, Director do Campus Experience

Em Agosto de cada ano, crianças moçambicanas dos 9 aos 19 anos de idade têm ido participar do “Campus Experience do Real Madrid”, em Espanha. Trata-se de um evento que reúne jovens de vários países do mundo para um estágio de duas semanas a fim de conviverem com o ambiente futebolístico do clube, treinarem e aprenderem os valores do Real Madrid.

O Director do Campus Experience da Fundação Real Madrid, Joaquin Sagués, concedeu uma entrevista à Ídolo, em que explica o conceito e a finalidade do “Campus Experience”. Acompanhe-a nos parágrafos que se seguem:

Ídolo (I) – O Campus Experience da Fundação Real Madrid já está na 11ª edição. Como surgiu o conceito?

Joaquin Sagués (JS) – A Fundação Real Madrid assumiu a realização do Campus em 2009, que anteriormente era concretizada pelo Real Madrid. Para aprimorá-la, a Fundação Real Madrid promoveu um concurso que foi ganho pela nossa empresa porque incluímos conceitos e valores relacionados com o indivíduo.

I – Qual é o objectivo do projecto Campus Experience?

JS – Queremos que os jovens se divirtam e aprendam a jogar futebol, mas, acima de tudo, que aprendam os valores relativos ao indivíduo. Estes valores ajudarão no seu desenvolvimento pessoal como trabalho em equipa, a liderança, o esforço, a solidariedade e o respeito pelos outros.

I – Considera importante o carácter internacional do projecto? Quantos jovens e quantos países participam do Campus Experience?

JS – Sim. Esta projecção internacional é que permite a todos os jovens de ambos os sexos, de qualquer país do mundo, ter acesso a estes treinos em futebol e valores, tanto no Campus que fazemos em Madrid quanto no que realizamos noutros países.

Quando assumimos o Campus do Real Madrid este tinha a participação de 400 jovens durante todo o verão. No ano passado conseguimos alcançar a meta de  3 500 jovens provenientes de 103 países.

I – Qual a sua opinião sobre os jovens moçambicanos que já participaram no evento?

JS – Eles estão sempre muito animados e integrados, desde o primeiro minuto, quando vivem essa experiência. O futebol é um desporto capaz de encantar todas as crianças e, claro, as crianças moçambicanas que também praticam o futebol, e para aquelas que viveram esta experiência com a marca Real Madrid através da Fundação, é algo que irão lembrar-se para toda a sua vida.

I – Pode explicar um pouco o projecto “futebol e jogo responsável”?

JS – Os videogames são uma realidade e foi por isso que lançámos, no ano passado, o primeiro “campus de futebol e jogo responsável”, para que essas crianças possam compartilhar mais os seus dois momentos de lazer importantes como o futebol e os jogos. E dizemos com responsabilidade porque se deve trabalhar os hábitos, correctamente, para passar um número de horas determinadas jogando videogame sem ser demais.

Esta é a razão pela qual no nosso Campus, o futebol é jogado durante aproximadamente três horas por dia, e nos videogames, também, e propomos um máximo de três horas por dia, dedicando o tempo restante para a piscina e outros jogos ao ar livre.

I – Em quantos países o Campus Experience é organizado localmente? Qual é a diferença entre ir a Madrid ou participar no próprio país de origem?

JS – Enquanto Campus Experience Internacional chegamos a ter 24 sedes, desde a Argentina à China, do Canadá à Grécia, da Irlanda ao México ou de outras como Arábia Saudita a Singapura.

A diferença fundamental entre ir ao Campus de Madrid e frequentar o Campus local é que qualquer criança com poucos recursos financeiros para ir a Madrid pode participar.

É verdade que as crianças que vêm a Madrid têm a oportunidade de visitar o Estádio Santiago Bernabéu e seu Museu, bem como a cidade desportiva do Real Madrid, em Valdebebas. Mas tentamos fazer com que o resto do programa, independentemente do país onde se realize, seja exactamente o mesmo que o de em Madrid.

 

I – As crianças moçambicanas podem esperar pelo Campus Experience local?

JS – Há cinco anos, quando estive em Moçambique, conversei com a vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia. Naquela altura falou-nos da importância de, no futuro, buscar a possibilidade de se realizar um Campus Experience em Moçambique. Isso dar-nos-ia uma enorme satisfação, mas respondi que para começar, seria bom que os primeiros 40 ou 50 participantes de Moçambique tivessem a oportunidade de vir a Madrid para viver a experiência deste campus.

 

I – Além do Campus Experience, existem outros projectos desportivos que poderiam passar por Moçambique?

JS – Os programas desportivos que gerenciamos actualmente no Campus Experience são o campus de futebol, o de basquete e futebol, e jogo responsável. Qualquer um desses três projectos desportivos encaixa-se perfeitamente em Moçambique, que é, de facto, um país com uma cultura de basquete muito grande, para além do futebol e videogame, porque, como sabemos, eles são jogados em todo o mundo.

I – Que mensagem deixa para os jovens moçambicanos?

JS – Encorajo toda a criança a praticar desporto e a formar-se como indivíduo para que o desporto que pratica tenha um papel fundamental. A alimentação, o exercício e valores como respeito pelos outros, trabalho em equipa, esforço, autodisciplina e autocontrolo trabalham com o futebol e com o desporto. É por isso que incentivo a participar do projecto Campus Experience. E para as mães e pais, encorajo-vos a investir no futuro da educação dos vossos filhos, matriculando-os no campus da Fundação Real Madrid.

 

 

 

Temperatura em Moçambique

Revista Idolo

INNOQ e CBS ligados pela certificação de qualidade O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e a Corporate Business School - Escola Superior de Gestão Corporativa e Social acabam de juntar sinergias através da assinatura de um memorando de entendimento, visando dar pulso e maior dinâmica a economia nacional, com a implementação do processo de certificação de pequenas e médias empresas.

Renault Moçambique | Carros Novos e Usados, Após-venda e Peças

Descubra a gama de automóveis e serviços da Renault em Moçambique. Visite-nos se está a pensar comprar um carro, novo ou usado!


A BOLA - Homepage

A BOLA, toda a informação desportiva. Acompanhe todas as notícias do seu clube ou modalidade preferida, para onde quer que vá.


Home PT - Bolsa de Valores de Mocambique

Bolsa de Valores de Mocambique

Pesquisar
Leave a Comment: