FMT massifica ténis nas escolas

Categoria : Desporto
Sub-Categoria : Moçambique
Publicado no dia 2020-01-10 09:42:44


FMT massifica ténis nas escolas

A Federação Moçambicana de Ténis (FMT) está a implementar um projecto de massificação da modalidade. A iniciativa consiste em levar o ténis às escolas primárias. Actualmente, o propósito envolve directamente mais de quatro mil crianças dos oito aos 14 anos de idade.

Uma raquete na mão, um terreno plano, uma rede esticada, e campo delineado, lá vai a FMT despertando a paixão pelo ténis no coração das crianças, de ambos os sexos e procurando futuros campeões.

O projecto de massificação está em marcha desde 2018, tendo arrancado com seis escolas e este ano está em 12 instituições de ensino, localizadas fora do centro da cidade de Maputo. Com isso, a ideia é desmistificar o pensamento de que o ténis é para gente de elite.

“Estamos no nosso melhor momento de sempre no que diz respeito ao movimento de crianças no ténis. Temos uma parceria estratégica com o Standard Bank, o que nos permite levar o ténis às escolas, sobretudo as que estão mais longe do centro da cidade, onde o ténis é visto como modalidade fora do alcance”, disse Jonas Alberto, vice-presidente da FMT.

Em coordenação com os ministérios da Educação, e da Juventude e Desportos, a FMT tem acesso às crianças nas escolas, nas horas da disciplina de educação física. A Federação envia técnicos formados, duas a três vezes por semana, para treinarem as crianças durante duas horas.

Para além de enviar professores e equipamento, Alberto explicou que os professores de educação física das escolas primárias beneficiam também de capacitação.

“Temos desenvolvido formações para o mini-ténis, que é a iniciação, e escalão de nível 1, tendo em conta este movimento de expansão da modalidade. À medida que o ténis vai expandido é necessário que haja mais técnicos capacitados para darem continuidade ao projecto. Os professores de educação física nas escolas, também, beneficiam de alguma capacitação para que o movimento seja sustentável”, esclareceu.

No ano passado, foram formados 10 professores para o primeiro nível. E no ano em curso, mais 10 professores foram capacitados para o mesmo nível. A certificação que os formados obtêm é de dimensão mundial, ou seja, podem trabalhar em qualquer parte do mundo como técnico de formação de ténis.

Depois do período da apresentação da modalidade nas escolas, onde as crianças têm o primeiro contacto visual com o ténis e regras básicas, as crianças são postas a competir por meio de torneios inter-escolares. A primeira competição entre elas deu-se em Outubro do corrente ano.

“Cada uma das 12 escolas tem um técnico a trabalhar com elas. Depois de algum tempo fazemos um campeonato inter-escolar. As escolas juntam-se no Clube de Ténis de Maputo, no Jardim Tunduro, e faz-se uma competição para avaliarmos o nível de cada uma das escolas. Depois damos um intervalo de aproximadamente dois meses e voltamos a juntar e a realizar outra competição”, detalhou.

O objectivo é que pelo menos os melhores de cada uma das escolas, possam participar no “Standard Bank Open”, que é o grande torneio internacional realizado em Moçambique. Espera-se que até à data da competição, as crianças já estejam capacitadas para, pelo menos, jogarem num dos escalões de formação.

“Estamos a promover este movimento todo para depois colhermos o fruto. E o fruto são os atletas que se destacam fazerem parte daquilo que é o bolo de tenistas que podem ser escolhidos para a selecção nacional ou algum clube. Estamos conscientes de que o movimento é um funil. Podemos ter quatro (4) mil crianças e no fim colhermos cinco como fruto. Então, quanto mais abrangentes formos, maior será o fruto”, acautelou.

O vice-presidente da FMT acrescentou que numa primeira fase o projecto abrange escolas primárias situadas na província e cidade de Maputo. A visão é gradualmente aumentar as províncias abrangidas até atingir todo o país. 

 

 

Temperatura em Moçambique

Revista Idolo

INNOQ e CBS ligados pela certificação de qualidade O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e a Corporate Business School - Escola Superior de Gestão Corporativa e Social acabam de juntar sinergias através da assinatura de um memorando de entendimento, visando dar pulso e maior dinâmica a economia nacional, com a implementação do processo de certificação de pequenas e médias empresas.

Renault Moçambique | Carros Novos e Usados, Após-venda e Peças

Descubra a gama de automóveis e serviços da Renault em Moçambique. Visite-nos se está a pensar comprar um carro, novo ou usado!


A BOLA - Homepage

A BOLA, toda a informação desportiva. Acompanhe todas as notícias do seu clube ou modalidade preferida, para onde quer que vá.


Home PT - Bolsa de Valores de Mocambique

Bolsa de Valores de Mocambique

Pesquisar
Leave a Comment: