CTA E BANCO MUNDIAL DISCUTEM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DO TECIDO EMPRESARIAL PÓS DESASTRES NATURAIS

Categoria : Sector Empresarial
Sub-Categoria : cta
Publicado no dia 2019-05-14 12:18:29


CTA E BANCO MUNDIAL DISCUTEM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DO TECIDO EMPRESARIAL PÓS DESASTRES NATURAIS

A CTA reuniu-se, na última sexta-feira, com o Banco Mundial para discutir Programa de Recuperação do Tecido Empresarial devastado pelos ciclones Idai e Kenneth nas regiões centro e norte do país.

No encontro, o Banco Mundial informou que o valor adicional de cerca de USD 350 milhões, recentemente, anunciado visa a recuperação de infraestruturas e transferências directas às famílias afectadas. Contudo, mostrou preocupação por não haver um apoio específico para a indústria e comércio, onde actua o sector privado.

Partilhou que o Grupo Banco Mundial, através do IFC, está a trabalhar no desenho de um instrumento que seja mais eficaz para o apoio ao sector privado com taxas de juros mais baixas através de um Private Sector Window. 

Para tal, foi referida a necessidade de informação sobre o volume de demanda de recursos financeiros pelo sector privado, as áreas mais críticas e as instituições financeiras para a repassagem dos fundos ao custo mais baixo possível.

Entre outros aspectos, a CTA defende a criação de um programa alargado de recuperação do tecido empresarial afectado pelos desastres naturais que inclua, dentre outras componentes, a provisão de equipamentos a um custo baixo ou zero, por exemplo, nas actividades de agronegócio e construção, e fundos de garantia para o financiamento bancário das empresas.

Igualmente, concordou-se sobre a necessidade de se assegurar assistência técnica para as empresas beneficiárias e os intermediários financeiros (banca e micro-finanças), bem assim a inclusão do Sector Privado local no processo de reconstrução, como por exemplo, no programa de habitação para as famílias afectadas.

As duas instituições reafirmaram o seu compromisso de continuar a partilhar informações, contactar outros parceiros e trabalhar o mais rápido possível no desenho de um instrumento de apoio ao sector privado que permita uma intervenção com o maior impacto possível na recuperação da actividade económica de modo a minimizar as perdas do sector produtivo.

Temperatura em Moçambique
Pesquisar
Leave a Comment: