El- Salvador rompe relações com a República Democrática Árabe Saharaui

Categoria : Internacional
Sub-Categoria : politica
Publicado no dia 2019-06-24 11:57:22


El- Salvador rompe relações com a República Democrática Árabe Saharaui

O presidente do El-Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado, (15 de Junho), o rompimento das relações diplomáticas com a República Árabe Saharaui Democrática (RASD), ao mesmo tempo em que anunciou que as fortalecerá com o Reino do Marrocos.

"Decidimos encerrar as relações diplomáticas com a Frente Polisario, (ou) como se chama, a República Árabe Saharaui Democrática", disse Bukele a repórteres, acompanhado por, Alexandra Hill, Ministra das Relações Exteriores do Salvador e seu homologo marroquino, Nasser Bourita.

O Salvador reconheceu a RASD em 1989, mas as relações formais foram estabelecidas em Junho de 2009 pelo então presidente da Esquerda Mauricio Funes (2009-2014).

Para Bukele, essa ligação com a República Árabe "enfraqueceu" o relacionamento com o Marrocos e o mundo árabe, o que segundo realçou, "não fazia sentido".

O presidente insistiu que "o El-Salvador, de alguma forma  reconhece uma república que não existe" e que "não tem território,  nem povo" e que no mundo árabe é conhecida como Frente Polisario.

Na sequência da decisão, o governo salvadorenho assinou com o Marrocos, acordos de cooperação nas áreas de agricultura, saúde e apoio ao crescimento económico.

"O mais importante é que estamos nos abrindo para relações diplomáticas de cooperações reais e duradouras", disse Bukele.
Por seu lado, o Ministro Bourita saudou a decisão do governo de El- Salvador "por corrigir um erro, uma anomalia, um facto contrário à lógica".

Esta ruptura das relações ocorre depois do Presidente da RASD, Brahim Gali, ter participado no dia 1 de Junho, na cerimónia oficial de tomada de posse de Bukele à presidência da República de El- Salvador.

Por William Mapote


Temperatura em Moçambique

Revista Idolo

INNOQ e CBS ligados pela certificação de qualidade O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e a Corporate Business School - Escola Superior de Gestão Corporativa e Social acabam de juntar sinergias através da assinatura de um memorando de entendimento, visando dar pulso e maior dinâmica a economia nacional, com a implementação do processo de certificação de pequenas e médias empresas.

Renault Moçambique | Carros Novos e Usados, Após-venda e Peças

Descubra a gama de automóveis e serviços da Renault em Moçambique. Visite-nos se está a pensar comprar um carro, novo ou usado!


A BOLA - Homepage

A BOLA, toda a informação desportiva. Acompanhe todas as notícias do seu clube ou modalidade preferida, para onde quer que vá.


Home PT - Bolsa de Valores de Mocambique

Bolsa de Valores de Mocambique

Pesquisar
Leave a Comment: