ANAC e BIOFUND entrelaçadas no apoio às áreas de conservação

Categoria : Nacional
Sub-Categoria : Moçambique
Publicado no dia 2019-06-08 15:38:42


ANAC e BIOFUND entrelaçadas  no apoio às áreas de conservação

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) pretendem aprofundar os mecanismos de colaboração entre as duas instituições e formalizar as modalidades de assistência técnica e financeira ao Sistema Nacional das Áreas de Conservação, através do fundo fiduciário destinado ao financiamento da conservação e outras fontes de financiamento, e o desenvolvimento de recursos humanos, através do Programa de Formação de Líderes de Conservação.

Para viabilizar este desiderato, o Director- Geral da ANAC, Mateus Mutemba e o Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, Abdul Magid Osman, rubricaram, no passado dia 16 de Maio, em Maputo, um acordo de cooperação institucional.

A assinatura do acordo resulta do facto de ambas instituições realizarem actividades que concorrem para a conservação da biodiversidade, consolidação do Sistema Nacional das Áreas de Conservação e educação ambiental. O acordo é uma plataforma que permitirá trabalhar para alcançar, por esforço conjunto, os objectivos traçados pelo governo para sector da conservação.

Como parte do acordo, as instituições comprometem-se a aprimorar questões relativas à coordenação e articulação entre as partes, gestão e canalização do apoio financeiro às áreas de conservação, melhoria da capacidade do recurso humano no Sistema Nacional das Áreas de Conservação, entre outros aspectos.

As duas instituições assumem, igualmente por via deste acordo, o compromisso de identificar actividades que possam ser realizadas de forma conjunta, usando ao máximo as sinergias existentes. Tais actividades incluem a celebração de eventos importantes para a conservação, campanhas de sensibilização e educação sobre a natureza, a mobilização de recursos técnicos e financeiros para o sector, entre outras.

Falando aos presentes, na sessão de assinatura, Mateus Mutemba disse que o presente acordo representa a consolidação de um longo processo de aprendizagem e trabalho conjunto entre a ANAC e a BIOFUND, sendo importante que os técnicos responsáveis pela sua implementação continuem a trabalhar juntos e com o espírito de companheirismo demonstrado até o presente momento.

Na mesma ocasião, Abdul Magid Osman disse que a BIOFUND será incapaz de resolver os problemas da biodiversidade sozinha, mas realça a ambição que a organização possui de ajudar a garantir o financiamento sustentável da biodiversidade, com enfoque para as áreas de conservação.

A ANAC e a BIOFUND vão monitorar a implementação deste acordo, mantendo uma colaboração permanente, através da partilha de relatórios de actividades, visitas conjuntas de monitoria e reuniões periódicas para planificar e avaliar os resultados alcançados.

Leave a Comment: